O MAE é Museologia
Dentro da abrangência do campo museológico e a partir das possibilidades investigativas que o Quadro Disciplinar sugere – Museologia Geral, Especial e Aplicada ou Museografia –, a pesquisa em Museologia no MAE compreende Teoria Museológica, Historicidade e Análise da Construção do fenômeno Museu (processos de musealização e gestão), Comunicação Museológica, Exposição, Educação, Recepção e Público de Museus.
O MAE é Pesquisa
A pesquisa no Museu de Arqueologia e Etnologia é realizada por docentes, técnicos alunos em torno de seus acervos de Arqueologia e Etnologia, provenientes de vários locais no mundo e de vários períodos da história humana. O MAE também desenvolve pesquisas lideradas pelos docentes da instituição, tanto em território brasileiro como fora do país, assim como pesquisas vinculadas aos vários aspectos da Museologia aplicada à Arqueologia e à Etnologia.
O MAE é Etnologia
A área de Etnologia Brasileira no MAE valoriza os estudos de cultura material. Através de pesquisas etnográficas e de coleções busca compreender os significados das produções artísticas ameríndias. Atenta às questões de patrimonialização e curadoria compartilhada, facilita o acesso das populações indígenas aos acervos, objetivando a interação do Museu com esses coletivos.
O MAE é Arqueologia
A Arqueologia é a ciência que estuda o comportamento e a história humana a partir do estudo da cultura material. A Arqueologia é uma ciência social. Devido, no entanto, às características de seu objeto de estudo, sua prática requer um exercício constante de interdisciplinaridade, em diálogo permanente como as ciências naturais e humanas.